top of page

PATOLOGIAS DO QUADRIL

BURSITE DO
QUADRIL

É uma inflamação das bolsas (do Latim=bursas) sinoviais do quadril. A mais comum é a bursite trocantérica, localizada na face lateral do quadril, que serve de proteção entre o músculo lateral da coxa e o ponto mais proeminente do osso fêmur, chamado trocânter maior.

FRATURAS DO QUADRIL

Podem acometer qualquer região do fêmur proximal, do acetábulo e da pelve. Geralmente ocorrem em pacientes idosos portadores de osteoporose, mas também podem ocorrer em pacientes jovens que são submetidos a traumatismos mais graves. 

IMPACTO FEMOROCETABULAR

 É uma importante causa de degeneração articular do quadril e é causada por alterações anatômicas da região do colo femoral e/ou do acetábulo que resultam na colisão de duas estruturas ósseas (colo femoral contra o acetábulo). 

OSTEOARTROSE
DO QUADRIL

A osteoartrose do quadril ou coxartrose é uma condição em que há destruição da cartilagem

da cabeça femoral e do acetábulo. Esta patologia pode ocorrer como consequência de vários processos patológicos como trauma, osteonecrose, artrites inflamatórias, impacto femoroacetabular dentre outros.

OSTEONECROSE
DA CABEÇA
FEMORAL

Trata-se de uma condição patológica na qual a cabeça do fêmur entra num processo de isquemia, isto é, um déficit na irrigação sanguínea, evoluindo para a morte do tecido ósseo local.

bottom of page