top of page
Figura 1- Osteoartrose do quadril.jpg
osteoartrose (1).jpg

OSTEOARTROSE DO QUADRIL

A osteoartrose do quadril ou coxartrose é uma condição em que há destruição da cartilagem hialina da cabeça femoral e do acetábulo. Esta patologia pode ocorrer como consequência de vários processos patológicos como trauma, osteonecrose, artrites inflamatórias, impacto femoroacetabular dentre outros.

 

A maior e mais importante consequência da destruição da cartilagem articular é a dor. Este sintoma secundário à osteoartrose do quadril tende a ser crônico e progressivo evoluindo normalmente no decorrer de meses a anos. É comum que hajam pequenas oscilações da intensidade da dor entre as semanas e/ou meses, havendo semanas melhores e outras piores. Normalmente os sintomas são intensificados em caminhadas longas, ao escalar lances de escada e ao permanecer na posição de pé por longos períodos. A dor normalmente é sentida na virilha, porém, pode também ser referida para a região lateral do quadril, para a região glútea assim como para o joelho.

 

É frequente também observarmos rigidez articular progressiva com dificuldades para atividades da vida diária como amarrar os sapatos ou cortar as unhas dos pés. Além do encurtamento do membro inferior afetado, que também tende a ser progressivo.

A confirmação do diagnóstico da osteoartrose do quadril se dá através de exame físico e exames radiográficos.

bottom of page