top of page
INÍCIO

IMPACTO FEMOROACETABULAR

Esta doença é uma importante causa de degeneração articular do quadril e é causada por alterações anatômicas da região do colo femoral e/ou do acetábulo que resultam na colisão de duas estruturas ósseas (colo femoral contra o acetábulo). Estas alterações anatômicas podem ter origem congênita ou serem secundárias a alguma patologia durante o desenvolvimento do quadril na adolescência ou mesmo secundária ao trauma.

 

O impacto femoroacetabular acarreta, normalmente, dor na virilha. A dor, porém, pode ser irradiada para a região glútea, lateral do quadril e joelho. O principal grupo de pacientes que apresentam sintomatologia relacionada a este problema compreende o de pacientes jovens e ativos (15-50 anos).

 

O tratamento fisioterápico do quadril doloroso secundário ao impacto femoroacetabular não costuma apresentar grandes taxas de sucesso e os sintomas tendem a recidivar. Porém, para alguns pacientes, a mudança no estilo de vida e o abandono de determinadas atividades desportivas podem fornecer um alívio satisfatório.

 

O tratamento artroscópico do impacto femoroacetabular visa restabelecer a anatomia do quadril para o padrão da normalidade e devolver o paciente para suas atividades desportivas. Para isto utilizamos instrumentais específicos que são capazes de remodelar as estruturas óssea e de reparar as partes moles lesionadas (normalmente labrum e cartilagem do acetábulo). 

bottom of page